4 bons hábitos para acordar com mais energia

Você precisou acordar com mais energia? Muitas pessoas não descansam bem à noite porque têm dificuldade em dormir ou porque acordam várias vezes em momentos diferentes. Isso tem um efeito negativo na sua saúde e humor ao longo do dia.

Neste artigo, compartilhamos alguns bons hábitos que podem ajudá-lo a acordar com mais energia, sem precisar recorrer aos estimulantes usuais, como o café. Descubra como você pode alcançá-lo de uma maneira saudável e natural.

Distúrbios do sono

Primeiro, precisamos saber o que as estatísticas dizem: quase 1 em cada 5 pessoas sofre de um distúrbio do sono. Se o problema é temporário, por exemplo, devido a uma situação de estresse, nosso corpo pode se recuperar com relativa facilidade, seguindo alguns conselhos.

No entanto, em alguns casos, esses distúrbios continuam ao longo do tempo e são mais difíceis de lidar. Além disso, a maioria das pessoas reluta em tomar remédios para dormir. Por outro lado, eles procuram opções naturais, técnicas simples e bons hábitos que os ajudem a descansar. Continue lendo para descobrir como você pode ter uma boa noite de sono e acordar com mais energia a cada manhã.

Bons hábitos para acordar com mais energia

1. Técnicas de relaxamento antes de dormir

Técnicas de relaxamento são exercícios que visam reduzir nossas tensões para proporcionar uma calma física e mental. Com esses métodos simples, podemos ajudar a acelerar a reconciliação do sono e prolongar as horas de descanso.

Aqui estão algumas dessas técnicas para relaxar quando você se deita e acorda com mais energia:

  • Relaxamento muscular: Nos concentramos gradualmente em cada músculo do corpo, apertamos por alguns segundos e relaxamos a tensão.
  • Relaxamento consciente local: com essa técnica, também nos concentramos em cada parte do corpo, uma a uma, para relaxá-las. Podemos nos ajudar de uma respiração lenta e profunda.
  • Visualização: Através da imaginação e visualização de imagens agradáveis, podemos proporcionar um rápido relaxamento ao nosso organismo.

2. Conheça os fatores que nos impedem de recuperar energia

Você já ouviu falar sobre a higiene do sono? Ter bons hábitos à noite e fazer algumas mudanças no estilo de vida será a chave para acordar com mais energia. Abaixo detalhamos quais são essas dicas práticas:

  • Evite o consumo de estimulantes e substâncias tóxicas (café, chá, álcool, tabaco) das horas da tarde.
  • Preste atenção aos jantares para evitar comida muito pesada. Tanto quanto possível, jante cedo, pelo menos 2 horas antes de dormir.
  • Realize exercícios físicos durante o dia, durante a manhã ou a tarde.
  • Tente fazer do quarto um espaço tranquilo com uma temperatura agradável, sem luzes ou ruídos durante a noite. Além disso, ventile bem durante o dia.

3. Controle o sonho e que ele não nos controle

Quando uma pessoa sofre de distúrbios do sono por longos períodos de tempo, pode criar círculos viciosos de desespero, angústia e frustração. Nesse nível, é quase impossível que ir para a cama seja algo agradável e rotineiro.

Este trabalho será progressivo, pois requer um horário fixo para descanso. Neste sentido, o quarto será apenas o local de descanso, por isso, vamos evitar fazer outras atividades, como trabalhar ou assistir televisão.

Além disso, vamos criar o hábito de ir para a cama quando estamos cansados ​​e levantando-nos assim que sentimos que não podemos dormir. Desta forma, nos habituaremos ao nosso corpo naturalmente e evitaremos o aumento do nervosismo.

4. Quantas horas dormimos?

Uma boa proposta para descansar melhor, evitar a ansiedade durante a noite e acordar com mais energia é deitar-se apenas quando pudermos dormir. Ou seja, se já sabemos que costumamos dormir 5 horas, vamos para a cama nesse horário. Desta forma, não nos cansaremos de tentar dormir o resto do tempo.

Além disso, o tópico de cochilar é muito particular para cada pessoa. Todo mundo sabe se um breve sono depois do almoço pode nos ajudar a ser melhor e com mais energia o resto do dia, ou nos impedirá de dormir bem durante a noite.

Você precisou acordar com mais energia? Descubra neste artigo como conseguir um sono reparador

Você se atreve a seguir esses hábitos para descansar melhor e acordar com mais energia? Incorporá-los em sua rotina diária e você verá como melhora sua qualidade de vida, sua saúde e seu humor. Veja no vídeo abaixo 10 dicas para dormir melhor: